Helena
De origem grega, provém de Heléne, derivado de heláne (tocha) e hélê (raio de sol), significando reluzente e a resplandecente.
Popularizou-se devido a Helena de Tróia, filha de Zeus e Leda, e esposa de Menelau, que foi raptada por Páris, o que deu origem à Guerra de Tróia. No mundo cristão, difundiu-se por influência de Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino, que foi adoptado pelos seguidores da fé cristã como tributo. Elena chegou a Inglaterra e ao País de Gales aquando a conquista normanda, e assumiu a forma de Ellen durante a Idade Média, enquanto Helen só surgiu durante os séculos XV e XVI.
Variantes de Helena aprovadas em Portugal:
- Helaine
- Helayne
- Helen
- Helena-Edi
- Helene
- Hellen
- Hellena
- Elaina
- Elainy
- Elaine
- Ellen
- Ellena
- Élin
- Lena
- Léna
- Lénia
Medianamente Popular (+ 100 registos)
- 2013: 149 registos
- 2014: 151 registos
- 2015: 169 registos
- 2016: 163 registos
- 2017: 223 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Helena caracteriza uma pessoa generosa, altruísta e carismática. Idealista e sonhadora, tem tendência a colorir o mundo e a realidade. Gosta de ajudar os outros, tem uma grande vontade de mudar o mundo e de batalhar pelas grandes causas. Absorve as energias que a rodeiam, pelo que necessita de estar rodeada por pessoas e ambientes tranquilos e harmoniosos. Sociável, gosta de conviver em grupo. Por vezes, pode ser insegura e indecisa.
Personalidades: Helena de Sacadura Cabral (economista e escritora), Helena Bonham Carter (actriz), Helena Coelho (apresentadora)
Diminutivos: Lena, Leninha, Hela
Comentários
Postar um comentário