Teresa
De origem grega, provém de Theresia, significando natural de Tera ou habitante de Tera. Alguns estudiosos avançam com a possibilidade de derivar de therizo e theros, significando colher e Verão.
Durante a Idade Média, Tereza era utilizado, sobretudo, na Península Ibérica. O nome popularizou-se para outros países europeus cristãos em meados do século XVI e por influência de Santa Teresa de Ávila, a fundadora da Ordem Reformada das Carmelitas Descalças. Difundiu-se para os países de matriz anglo-saxónica por volta do século XVIII, quando a ligação do nome ao Catolicismo já não era tão evidente.
Variantes de Teresa aprovadas em Portugal:
- Teresinha
- Tereza
- Terezinha
- Thérése
- Tressia
- Tess
- Tessa
Medianamente Popular (+ 100 registos)
- 2013: 136 registos
- 2014: 137 registos
- 2015: 143 registos
- 2016: 135 registos
- 2017: 148 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Teresa caracteriza uma pessoa imaginativa, sensível e intuitiva. Com um espírito vibrante e sociável, valoriza a companhia e a amizade. Sente-se bem em casa rodada de familiares e amigos. Gosta de participar e apoiar as grandes causas, e gosta de ajudar os outros. Autónoma, não gosta de ter a sua liberdade limitada. É uma eterna insatisfeita que procura sempre a aventura. Por vezes pode ser instável, impulsiva e ansiosa.
Personalidades: Teresa de Leão (rainha), Beata Teresa de Portugal (rainha), Madre Teresa de Calcutá (religiosa), Teresa Guilherme (apresentadora), Teresa Salgueiro (música)
Derivações: Tereza, Terresa, Terreza, Theresa, Thereza
Diminutivos: Teresinha, Tê, Têtê
Comentários
Postar um comentário