Joaquim
Masculino de Joaquina e de origem hebraica, provém de Jehoiachim, conjugação de Yahweh (Jeová, Deus) e Quwm (estabelecer), significando Deus estabeleceu ou Jeová estabeleceu.
É o nome de duas personagens bíblicas: um dos reis de Judá que foi raptado pelo rei Nabucodonosor e aprisionado na Babilónia e o pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, apesar de não existir comprovação, São Joaquim é venerado como o padroeiro dos avós desde a Idade Média. O nome difundiu-se em Portugal durante o século XVIII, mas Joachim já existia na Inglaterra desde o período medieval.
Variantes de Joaquim aprovadas em Portugal:
Pouco Popular (-100 registos)
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Joaquim caracteriza uma pessoa versátil, sociável e curioso. Valoriza a amizade e o convívio, e gosta de ajudar, realizando-se na empatia que cria com os outros. Com um espírito inquieto e independente, vive procurando a aventura e a novidade. Tenaz e persistente, batalha de modo incansável pela concretização dos seus objectivos e dos ideais em que se revê. Pode tornar-se desobediente face a ordens e regras que considere limitadoras à sua liberdade pessoal. Por vezes, é hesitante e impulsivo.- Joachim
- Joaquin
- Joaquín
Pouco Popular (-100 registos)
- 2013: 75 registos
- 2014: 87 registos
- 2015: 67 registos
- 2016: 75 registos
- 2017: 85 registos
Personalidades: Joaquim Pessoa (poeta), Joaquim Letria (jornalista), Joaquim de Almeida (actor)
Derivações: Joaqiim, Joaqim, Joaqin, Joaquiim, Joaquin
Diminutivos: Jô, Joca, Quim, Quino
Comentários
Postar um comentário