Adelaide
De origem germânica, provém de Adalheidis, conjugação de adal (nobre) e haidu (espécie) significando de qualidade nobre.
O nome nasceu no século X com Santa Adelaide, esposa do imperador do Império Romano, Oto, o Grande, considerada a padroeira das vítimas de abuso, das imperatrizes e dos problemas entre genros e sogros. O nome só se viria a popularizar na Inglaterra durante o século XIX por influência da esposa do Rei Guilherme IV, que viria a ser homenageada em 1836 através do baptismo de uma cidade na Austrália em sua honra. Em Portugal, o nome popularizou-se durante o século XX devido à Santa Maria Adelaide (também conhecida como Santinha de Arcozelo), uma "santa" portuguesa não reconhecida pelo Vaticano e venerada na região de Vila Nova de Gaia.
Variantes de Adelaide aprovadas em Portugal:
Popularidade de Adelaide em Portugal:
Raro (-10 registos)
Raro (-10 registos)
- 2014: 2 registos
- 2015: 3 registos
- 2016: 7 registos
- 2017: 5 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Adelaide caracteriza uma pessoa comunicativa, sociável e criativa. Optimista e generosa, é dona de uma personalidade forte. Valoriza a amizade e o convívio, aprecia alargar o seu círculo de amizades. Com um forte sentido estético, aprecia a beleza e as Artes. Valoriza o bem-estar material mas nem sempre é cuidadosa com as suas finanças. Tem tendência a ser superficial e ostentadora. Por vezes, é impulsiva, dispersa e imatura.
Personalidades: Adelaide Carraro (escritora), Adelaide Ferreira (música), Adelaide Kane (actriz)
Derivações: Adalaide, Adelayde, Adlaide
Diminutivos: Adi, Adele
Comentários
Postar um comentário