Angélico
Masculino de Angélica e de origem latina, provém de Angelicus, do latim Angeliké, significando angelical ou puro como um anjo.
A variante feminina tornou-se mais popular do que a masculina, através do seu uso nos poemas de Orlando, datados de 1495 e 1532, de Boiardo e Ariosto, onde Angélica era o interesse amoroso do protagonista. Na sua forma masculina, tornou-se mais apetecível por influência do pintor italiano do Renascimento, Fra Angélico (de nome verdadeiro: Guido di Pietro), beatificado em 1982 e considerado o padroeiro dos artistas. Desde o século XVIII que é utilizado como nome próprio nos países de matriz anglo-saxónica.
Variantes de Angélico aprovadas em Portugal:
- Nenhuma
Popularidade de Angélico em Portugal:
Raro (-10 registos)
Raro (-10 registos)
- 2014: 7 registos
- 2015: 7 registos
- 2016: 3 registos
- 2017: 7 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Angélico caracteriza uma pessoa confiante, perseverante e organizada. Com capacidade de liderança, aprecia assumir postos de responsabilidade. Com uma natureza simpática, conquista facilmente a confiança dos outros. Valoriza a família e o lar, que coloca como prioridade. Trabalha arduamente para alcançar os seus objectivos. Tranquilo, procura segurança, compreensão e afecto. Sociável, valoriza o convívio e a amizade. Por vezes, pode ser autoritário, impaciente e teimoso.
Personalidades: Fra Angelico (artista), Angélico Vieira (músico), Angélico (wrestler)
Derivações: Aangélico, Angeliko, Anjélico
Diminutivos: Angel
Comentários
Postar um comentário