Nina
Feminino de Nino, é de origem incerta. Alguns estudiosos consideram-na uma variante diminutiva de Antonina (valiosa) e Giannina (agraciada por Deus). Outros ponderam ser um diminutivo de Ana (graciosa). No castelhano, niña significa menina.
Nina era uma divindade das religiões da Assíria e da Babilónia, padroeira da cidade de Nínive e deusa da fertilidade. Acredita-se ser o equivalente à deusa Ishtar, cujo nome significa cativeiro de peixes. No dialecto indígena Quíchua, proveniente dos Andes, significa fogo. Nina tornou-se um nome popularizado na Itália e na Rússia e só no século XIX é que se difundiria pelos restantes países do Ocidente.
Variantes de Nina aprovadas em Portugal:
- Ninara
Popularidade de Nina em Portugal:
Pouquíssimo Popular (-50 registos)
Pouquíssimo Popular (-50 registos)
- 2014: 12 registos
- 2015: 14 registos
- 2016: 9 registos
- 2017: 14 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Nina caracteriza uma pessoa criativa, resiliente e persistente. Com um ego forte, necessita de afirmação. Ambiciosa e tenaz, trabalha arduamente para alcançar os seus objectivos. Com capacidade de liderança, assume com facilidade postos de responsabilidade. Autónoma e individualista, tende a desenvolver uma atitude pouco cooperante. Não gosta de ser contrariada, de derrotas nem de rivais. Por vezes, é possessiva e autoritária.
Personalidades: Nina Simone (música), Nina Dobrev (actriz), Nina Agdal (modelo)
Derivações: Ninna, Nyna
Diminutivos: Nin
Comentários
Postar um comentário