Valdemar
Masculino de Valdimira e de origem germânica, provém de Waldemar, conjugação de Walde (senhor) e mar ou meri (famoso, célebre), significando senhor célebre ou aquele que governa com nobreza.
O nome foi introduzido na Escandinávia durante o século XII pelo rei Valdemar I, conhecido como Valdemar, o Grande, afamado por ter subido ao trono após derrotar vários rivais, que herdou o nome de um antepassado régio materno, originário da Ucrânia. Foi o nome de mais quatro reis da Dinamarca.
Variantes de Valdemar aprovadas em Portugal:
Raro (-10 registos)
- Valdemir
- Valdemiro
- Valdir
- Valdo
- Waldemar
Raro (-10 registos)
- 2014: 4 registos
- 2015: 1 registo
- 2016: 2 registos
- 2017: 5 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Valdemar caracteriza uma pessoa firme, pragmática e dedicada. Prudente e metódico, confia mais na razão do que nos desejos do seu coração. É um trabalhador incansável, que batalha pela concretização dos seus objectivos. Com os pés bem assentes no chão, tem necessidade de segurança material e não gosta de mudanças, que lhe provocam ansiedade e insegurança. Assume compromissos de modo leal e sério e exige que os outros façam o mesmo. Independente e motivado, aprecia a ordem e a rotina. Por vezes, pode ser extremamente crítico, rígido e inflexível.
Personalidades: Waldemar de Brito (futebolista), António de Valdemar (escritor), Valdemar Costa Neto (empresário)
Derivações: Valdomiro, Valdemaro, Valdemàro
Diminutivos: Val, Valde, Valdinho
Comentários
Postar um comentário