Aquiles
De origem grega, provém de Achilléus, significando espírito da vida. Alguns autores propõem que signifique sofrimento do povo pela conjugação de akhos (dor, sofrimento) e laos (nação, povo).
Na mitologia grega, Aquiles era um poderoso guerreiro e herói na guerra de Tróia, sendo uma das personagens principais d'A Ilíada de Homero. Era um guerreiro corajoso e belo, considerado invencível. Contudo, a sua fraqueza era o seu calcanhar, e acabou morto com uma flecha disparada por Páris, com o auxílio de Apolo. Devido a este episódio, a expressão "calcanhar de Aquiles" passou a significar "fraqueza" na cultura ocidental. O nome tornou-se bastante popular na Grécia durante o século VII a.C. Na comunidade cristã o nome popularizou-se por influência de alguns santos do Cristianismo primitivo, como é o caso do mártir Santo Aquiles de Lárissa, venerado em conjunto com São Nereu e São Pancrácio.
Variantes de Aquiles aprovadas em Portugal:
- Nenhuma
Popularidade de Aquiles em Portugal:
Raro (-10 registos)
Raro (-10 registos)
- 2014: 1 registo
- 2015: 2 registos
- 2016: 1 registo
- 2017: 2 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Aquiles caracteriza uma pessoa comunicativa, sociável e criativa. Optimista e generoso, é dono de uma personalidade forte. Valoriza a amizade e o convívio, aprecia alargar o seu círculo de amizades. Com um forte sentido estético, aprecia a beleza e as Artes. Valoriza o bem-estar material mas nem sempre é cuidadoso com as suas finanças. Tem tendência a ser superficial e ostentador. Por vezes, é impulsivo, disperso e imaturo.
Personalidades: Aquiles Priester (músico), Aquiles de Brito (empresário)
Derivações: Aqueles
Diminutivos: Quim
Comentários
Postar um comentário