Ramiro
De origem castelhana, provém de Ramirus, uma forma latinizada de um nome visigodo derivado do germânico Raginmiri, conjugação de ragin (conselho) e mari (famoso), significando conselheiro ilustre.
O nome popularizou-se por influência de São Ramiro, mártir do século VI e prior do Mosteiro de São Cláudio, em Leão. Foi executado, juntamente com outros cristãos, pelos visigodos arianos, que se oponham ao Cristianismo ortodoxo. O nome seria adoptado, posteriormente, por reis de Leão, das Astúrias e do reino de Aragão. Ranemirus já se encontrava em Portugal durante a Idade Média.
Variantes de Ramiro aprovadas em Portugal:
- Ramires
Popularidade de Ramiro em Portugal:
Raro (-10 registos)
Raro (-10 registos)
- 2014: 0 registos
- 2015: 4 registos
- 2016: 1 registo
- 2017: 1 registo
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Ramiro caracteriza uma pessoa sonhadora, imaginativa e intuitiva. Sociável e comunicativo, gosta de estar integrado em grupos. Sente-se feliz em ambientes tranquilos e harmoniosos. Diplomata e pacificador, é adverso a conflitos e desavenças. Prudente, pondera todas as suas opções antes de tomar uma decisão. Necessita do apoio e afecto das pessoas de quem gosta para se sentir seguro e protegido. Muito sensível, é facilmente magoado. Por vezes pode ser hesitante, inseguro e dependente da aprovação de terceiros.
Personalidades: Ramiro I das Astúrias (rei), Ramiro Gama (escritor), Ramiro Benetti (futebolista)
Derivações: Ramirez, Rhamiro
Diminutivos: Miro, Mirinho
Tambosi
ResponderExcluir