Virgínia
Feminino de Virgínio e de origem latina, provém de Virginia, derivado de virgo ou virginis, significando virgem ou donzela.
Na mitologia romana, Virgínia foi uma donzela assassinada pelo próprio pai para evitar que esta casasse com um general corrupto. Começou a utilizar-se enquanto nome próprio no século XVI quando uma menina nascida na colónia de Roanoke (actual Estado da Carolina do Norte) em 1587 foi baptizada de Virginia Dare, em homenagem à rainha Isabel I, conhecido a Rainha Virgem.À época, o Estado onde a menina nasceu chamava-se Virginia, baptizado em honra da referida monarca pelo explorador Walter Raleigh em 1584. O nome popularizou-se nos Estados Unidos da América, só chegando à Grã-Bretanha no século XIX. Na França, o nome difundiu-se por influência do romance Paulo e Virgínia (1788) do escritor Bernardin de Saint-Pierre.
Variantes de Virgínia aprovadas em Portugal:
Raro (-10 registos)
- Nenhuma
Raro (-10 registos)
- 2014: 2 registos
- 2015: 2 registos
- 2016: 2 registos
- 2017: 1 registo
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Virgínia caracteriza uma pessoa apaixonada, leal e corajosa. Com um ego forte, tem necessidade de afirmação. Tem gosto pela liderança e por ocupar postos de grande responsabilidade. Criativa e tenaz, batalha afincadamente para alcançar os seus objectivos. Gosta de impor a sua vontade e não suporta ser contrariada. Energética e motivada, valoriza a sua emancipação. Tem tendência a ser competitiva e pouco cooperante com os outros. Por vezes, pode ser dominadora, autoritária e intolerante.
Personalidades: Virgínia Quaresma (jornalista), Virgínia Almeida (escritora), Virginia Woolf (escritora)
Derivações: Virjinia
Diminutivos: Vi, Vivi, Gina, Gininha
Comentários
Postar um comentário