Alvim
Masculino de Alvina e de origem anglo-saxónica, provém de uma variação medieval do inglês antigo Aelfwine, conjugação de aelf (elfo) e wine (amigo), significando elfo amigo.
Alguns autores propõem que tenha derivado dos nomes Æðelwine (amigo nobre) ou Ealdwine (velho amigo). Em todo o caso, estes três nomes caíram em desuso após as invasões normandas. Alvin foi revitalizado no século XIX, sobretudo enquanto apelido familiar. No caso português, é um dos sobrenomes mais antigos, sendo que a sua origem remota aos finais do século XIII, com Pedro Soares de Alvim, neto de D. Soeiro Reimondo de Riba de Vizela (alferes-mor de D. Afonso II) e D. Urraca Viegas. O seu uso enquanto nome próprio permanece raro.
Variantes de Alvim aprovadas em Portugal:
- Nenhuma
Popularidade de Alvim em Portugal:
Raro (-10 registos)
Raro (-10 registos)
- 2014: 1 registo
- 2015: 0 registos
- 2016: 0 registos
- 2017: 0 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Alvim caracteriza uma pessoa confiante, perseverante e organizada. Com capacidade de liderança, aprecia assumir postos de responsabilidade. Com uma natureza simpática, conquista facilmente a confiança dos outros. Valoriza a família e o lar, que coloca como prioridade. Trabalha arduamente para alcançar os seus objectivos. Tranquilo, procura segurança, compreensão e afecto. Sociável, valoriza o convívio e a amizade. Por vezes, pode ser autoritário, impaciente e teimoso.
Personalidades: Fernando Alvim (humorista), Artur Alvim (engenheiro), Cesário Alvim (economista)
Derivações: Alvin
Diminutivos: Al
Comentários
Postar um comentário