Martim
Masculino de Martina e de origem latina, provém de Martinus, variante de Marte, o deus romano da guerra (equivalente a Ares do panteão grego), significando guerreiro ou dedicado ao deus Marte.
Martino e Martinos já existiam no Portugal do século XII. Ao longo da História, este nome associou-se à monarquia e ao poder devido às personalidades assim baptizadas. Um dos seus embaixadores mais famosos foi o líder religioso Martinho Lutero (Martin Luther, em alemão) que iniciou a Reforma Protestante.
Variantes de Martim aprovadas em Portugal:
- Marthin
- Marthyn
- Martí
- Martiano
- Martim-Yanni
- Martin
- Martín
- Mártin
- Martinho
- Martino
- Martiño
- Martins
- Martyn
Popularidade de Martim em Portugal:
Muito Popular (+ 500 registos)
Muito Popular (+ 500 registos)
- 2013: 1758 registos
- 2014: 1663 registos
- 2015: 1778 registos
- 2016: 1510 registos
- 2017: 1334 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Martim caracteriza uma pessoa sonhadora, imaginativa e intuitiva. Com uma natureza pacificadora é adverso a desavenças e conflitos, sente-se feliz em ambientes calmos, previsíveis e harmoniosos. Paciente e cooperador, é muito apegado às recordações de infância. Sensível e afectuoso, necessita de estabilidade emocional para encarar a vida de modo sereno. Como deseja por tranquilidade, por vezes é inseguro e pode acomodar-se ou tornar-se influenciável e dependente da aprovação alheia.
Personalidades: Martim Afonso de Souza (militar), Martim Moniz (cavaleiro), Martinho Lutero (religioso), Martin Luther King (político e activista)
Derivações: Martins, Marthin, Martin, Martino
Diminutivos: Mar, Marti, Martinzinho
Comentários
Postar um comentário