Martina
Feminino de Martim e de origem latina, provém de Martinus, diminutivo de Marte, o deus da guerra, significando pequena guerreira ou dedicada ao deus Marte.
O nome popularizou-se na comunidade cristã por influência de Santa Martina, mártir e padroeira de Roma e das mães que amamentam. Martino e Martinos surgiram em Portugal durante o século XII e estas variantes masculinas foram muito populares durante a Idade Média. Devido à figura Martinho Lutero, os católicos abandonaram estes nomes durante o período das Reformas Protestantes.
Variantes de Martina aprovadas em Portugal:
- Mártina
- Martinha
Popularidade de Martina em Portugal:
Pouquíssimo Popular (-50 registos)
Pouquíssimo Popular (-50 registos)
- 2014: 8 registos
- 2015: 11 registos
- 2016: 11 registos
- 2017: 10 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Martina caracteriza uma pessoa idealista, sensível e generosa. Sensitiva, absorve a energia dos ambientes que o rodeiam, pelo que necessita de harmonia e tranquilidade para ser feliz. Aventureira e ambiciosa, gosta de batalhar pelas grandes causas que beneficiem todos. Quando sofre uma desilusão tem dificuldade em esquecer e perdoar. Sente-se realizada a conviver em grupos energéticos e optimistas. Por vezes, pode ser melancólica, insegura e indecisa.
Personalidades: Martina Stoessel (música), Martina Cole (escritora), Martina Stella (actriz)
Derivações: -
Diminutivos: Mar, Tina, Tininha
Comentários
Postar um comentário