Juliano
Masculino de Juliana e de origem latina, é uma variante de Júlio, provindo de Julius, do grego ioulos, significando barba rala. Julianus significava aquele que tem cabelos negros.
Um nome comum na Roma Antiga, destaca-se o imperador Juliano, considerado o último governante pagão na História do Império, antes de abraçarem o Cristianismo. Foi, igualmente, o nome que o imperador Júlio César deu ao calendário, implementado por volta de 46 a.C. e alterado pelo imperador Augusto, em 8 d.C. O Calendário Juliano só viria a ser substituído pelo Calendário Gregoriano (o sistema de contagem do tempo ainda em vigor no Ocidente) em 1582, por iniciativa do Papa Gregório XIII. O nome popularizou-se na comunidade cristã por influência de São Juliano, o Hospitalário, considerado o padroeiro das pessoas com profissões itinerantes (trabalhadores de circo, caçadores, cavaleiros, pastores, viajantes, músicos). Julian já era usado na Inglaterra medieval, juntamente com a sua variante feminina.
Variantes de Juliano aprovadas em Portugal:
- Julian
- Julián
- Júlian
- Juliann
- Julien
Popularidade de Juliano em Portugal:
Raro (-10 registos)
Raro (-10 registos)
- 2014: 1 registo
- 2015: 0 registos
- 2016: 6 registos
- 2017: 7 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Juliano caracteriza uma pessoa sociável, optimista e extrovertida. Apreciadora dos bens-materiais, tem tendência a ser superficial. Procura por reconhecimento social e profissional, que tanto aprecia. Simpática e criativa, conquista facilmente a confiança dos outros. Empreendedora e independente, valoriza a sua emancipação. Observa a vida como uma eterna diversão. Por vezes, pode ser ostentadora, exagerada e imatura.
Personalidades: Juliano Cazarré (actor), Juliano Pimentel (médico), Juliano Matos (jornalista)
Derivações: Giliano, Giuliano, Jiliano, Julhiano, Julianno, Julyano
Diminutivos: Ju, Juli, Jules
Comentários
Postar um comentário