Juliana
Feminino de Juliano e de origem latina, provém de Iulianos, uma variante de Júlio, significando jovem, jovial e aquela que tem cabelos negros. Alguns historiadores, relacionam o nome com o pai dos deuses romanos, adquirindo o significado de filha de Júpiter.
Na Roma antiga, era o nome de uma família patrícia, cujo membro mais conhecido era o Imperador Caio Júlio César. Julianne surgiu, pela primeira vez, na Inglaterra do século XIII, e era utilizado em simultâneo com o masculino. Na Grã-Bretanha viria a dar origem a Gillian. Juliana, a única filha da rainha Guilhermina e do rei Henrique, foi rainha dos Países Baixos entre 1948 até 1980, altura em que é sucedida pela sua filha, Beatriz.
Variantes de Juliana aprovadas em Portugal:
- Giuliana
- Jil
- Jill
- Julianna
- Juliany
- Jullyana
- Juline
Pouco Popular (-100 registos)
- 2011: 111 registos
- 2014: 101 registos
- 2015: 93 registos
- 2016: 76 registos
- 2017: 85 registos
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Juliana caracteriza uma pessoa versátil, meiga e curiosa. Valoriza a amizade e a companhia, e gosta de ajudar os outros. Com um espírito livre e corajoso, aprecia novidades e mudanças. Autónoma e inconformista, não gosta de ideias pré-feitas. Pode desenvolver um carácter desobediente a ordens e regras que restrinjam a sua liberdade pessoal. Diplomata e criativa, tem talento para a escrita. Por vezes, pode ser hesitante, impulsiva e teimosa.
Personalidades: Juliana Maria de Brunsvique-Volfembutel (rainha), Juliana dos Países Baixos (rainha), Juliana Paes (actriz)
Derivações: Giulyana, Jaliana, Jeliana, Jhuliana, Jhulyana, Jiliana, Jiuliana, Joliana, Jualiana, Jiulianna, Juliiana, Julyana, Julyanna
Diminutivos: Ju, Juju, Juli, Julianinha
Comentários
Postar um comentário