Guilhermina
Feminino de Guilherme e de origem germânica, provém de Willahelm, conjugação de will (desejo, vontade) e helm (protecção), significando protectora decidida ou protectora corajosa.
Na sua variante masculina, já era um nome difundido pela Europa desde a Idade Média. A variante diminutiva Wilma foi levada para os Estados Unidos da América durante o século XIX por emigrantes alemães. A variante Mina foi utilizada pelo escritor Bram Stoker para a protagonista feminina do seu romance de 1897, Dracula. Guilhermina foi a Rainha dos Países Baixos de 1890 até 1948, sendo sucedida pela sua única filha, Juliana. Esta monarca atravessou a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. A variante Velma ganhou grande notoriedade durante a década de 1970 por influência da personagem da série de animação Scooby-Doo, criado por Joe Ruby.
Variantes de Guilhermina aprovadas em Portugal:
- Mina
- Wilma
- Vilma
Popularidade de Guilhermina em Portugal:
Raro (-10 registos)
Raro (-10 registos)
- 2014: 0 registos
- 2015: 0 registos
- 2016: 0 registos
- 2017: 1 registo
Significado dos Nomes: Segundo o significado dos nomes, Guilhermina caracteriza uma pessoa comunicativa, sociável e criativa. Optimista e generosa, é dona de uma personalidade forte. Valoriza a amizade e o convívio, aprecia alargar o seu círculo de amizades. Com um forte sentido estético, aprecia a beleza e as Artes. Valoriza o bem-estar material mas nem sempre é cuidadosa com as suas finanças. Tem tendência a ser superficial e ostentadora. Por vezes, é impulsiva, dispersa e imatura.
Personalidades: Guilhermina Suggia (violoncelista), Guilhermina Jorge (tradutora), Guilhermina Gomes (editora)
Derivações: Minna, Velma
Diminutivos: Gui, Guida, Mina
Comentários
Postar um comentário